15 Benefícios da Manteiga Ghee

Para justificar uma possível substituição na sua dieta da manteiga comum pela manteiga clarificada, vamos mostrar os melhores benefícios da manteiga ghee para a nossa saúde.

1. Resistente a altas temperaturas

A resistência da manteiga ghee a temperaturas altas torna-a uma boa alternativa na cozinha. Isso significa que mesmo quando aquecida a altas temperaturas, a manteiga ghee não gera fumaça tóxica nem libera substâncias nocivas à nossa saúde, o que é muito comum nos óleos de cozinha comumente utilizados.
Dessa forma, a manteiga ghee tem maior estabilidade em altas temperaturas do que óleos como o de canola, de amendoim ou de milho. Assim, é possível utilizar a manteiga ghee para refogar e fritar alimentos sem medo de gerar substâncias tóxicas.

2. Energia

Os diversos tipos de gorduras que compõem a manteiga ghee são uma mistura de ácidos graxos que são uma fonte de gordura boa para o nosso organismo e que são processados pelo fígado, onde são convertidos em energia.
Dessa forma, a gordura ingerida não é armazenada no tecido adiposo (o que contribuiria para o ganho de peso), mas sim convertida em energia. Atletas e pessoas fisicamente ativas têm muito a aproveitar dos benefícios da manteiga ghee, cuja ingestão resultará em uma explosão de energia.

3. Redução de alergias

A manteiga ghee é livre de resíduos lácteos, o que significa que pessoas alérgicas ou intolerantes à lactose ou caseína (substâncias presentes no leite), por exemplo, podem consumir esse tipo de manteiga sem problemas.
Além disso, pessoas que têm problemas ao ingerir manteiga devido a complicações gastrointestinais também podem usar a manteiga ghee como substituta da manteiga comum.

4. Saúde do coração e diminuição do colesterol

Muitas pessoas associam o consumo de gordura a problemas de saúde do coração, por exemplo. Porém, como há uma grande variedade de gorduras saudáveis na manteiga ghee, ela pode ajudar a manter o coração saudável. Isso porque os ácidos graxos do tipo ômega 3 podem ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim, o que resulta em um coração mais forte e saudável.

5. Redução da inflamação

O ácido butírico presente na ghee é um dos ácidos graxos de cadeia curta mais benéficos para o nosso organismo. Pesquisas recentes indicam que ele tem um papel importante em diminuir a inflamação em diversas partes do corpo, especialmente no trato gastrointestinal.
Dessa forma, há benefícios da manteiga ghee para quem sofre de problemas gastrointestinais como a colite ulcerativa, por exemplo. Além disso, há relatos desde a antiguidade de que essa manteiga foi muito usada na medicina tradicional para tratar inflamações de vários tipos.

6. Eliminação de radicais livres

A vitamina A encontrada na manteiga clarificada é um tipo de carotenoide muito importante que é capaz de eliminar radicais livres no organismo. Além disso, o ácido linoléico e o ácido butírico apresentam poder antioxidante, que potencializam esse efeito da vitamina A.
O resultado é um produto que luta contra os radicais livres, diminuindo o risco de desenvolver vários tipos de câncer causados por estresses oxidativos no nosso organismo.

7. Saúde dos olhos

Mais uma vez, a vitamina A é responsável por esses benefícios da manteiga ghee. Devido à presença desta vitamina na manteiga, o produto se torna essencial para proteger a saúde dos olhos. Os carotenoides que compõem essa vitamina são antioxidantes que eliminam e neutralizam os radicais livres que atacam as células maculares (próximas da retina dos olhoso), impedindo assim problemas de saúde ocular como degeneração macular e o desenvolvimento de catarata.

8. Sistema imunológico

O ácido butítirco também tem relação com o estímulo da produção de células T, que são as células mais importantes do sistema imunológico. Assim, um dos benefícios da manteiga ghee é a capacidade de deixar o seu sistema imunológico ainda mais forte através desse estímulo.

9. Ossos saudáveis

A manteiga ghee é uma ótima fonte de vitamina K2, que participa da contrução de ossos e atua na manutenção e crescimento deles. Além disso, a vitamina K2 ajuda na absorção do cálcio, que é essencial para manter a densidade e estrutura óssea adequadas.

10. Rica em vitaminas

A presença dos mais diversos tipos de vitaminas, principalmente as lipossolúveis (que se solubilizam em gorduras) é um dos grandes benefícios da manteiga ghee. As vitaminas presentes em maior quantidade incluem as vitamina A, D e E, que ajudam a saúde da visão, dos ossos e da pele, respectivamente.

11. Fonte de gordura saudável

Os ácidos graxos essencias presentes na manteiga clarificada são uma ótima fonte de gordura boa para o nosso organismo. Essas substâncias, além de nos fornecer energia, são capazes de manter níveis adequados de insulina no corpo, têm ação anti-inflamatória e agem na prevenção e contra problemas gastrointestinais.
O ácido graxo linoléico, em especial, é associado a diversos benefícios como a atuação na redução da gordura corporal e o combate a doenças como obesidade e colesterol alto, alívio na inflamação e diminuição da pressão arterial.

12. Digestão

Um dos benefícios da manteiga ghee inclui uma melhora no sistema digestivo. Devido à presença de ácido butírico ou butirato, a saúde intestinal é beneficiada. Isso porque estudos sugerem que o butirato é capaz de atuar na flora intestinal da mesma forma que as fibras, promovendo um microbioma intestinal saudável e ajudando no processo digestivo.
Além disso, estudos indicam que o butirato é capaz de trazer alívio à constipação e fornece energia para as células presentes no cólon ou intestino grosso, ajudando a fortalecer o intestino e combater problemas inflamatórios na região.

13. Efeito anti-inflamatório

Devido à presença de vitaminas e minerais, a manteiga ghee é capaz de agir como anti-inflamatório por tratar diversas doenças, desde a Antiguidade. Além disso, especialistas acreditam que, a longo prazo, processos inflamatórios podem resultar em problemas como artrite, Alzheimer, diabetes e até alguns tipos de câncer. Assim, o consumo de manteiga ghee poderia evitar o surgimento dessas condições.

14. Pele saudável

A presença de vitamina E é capaz de trazer benefícios da manteiga ghee para a pele como tratar a pele danificada e melhorar seu aspecto e saúde.

15. Perda de peso

Apesar de não ter estudos suficientes, há indícios de que a manteiga ghee e os ácidos graxos presentes nela podem aumentar a queima de gordura e ajudar na perda de peso. Porém, mais estudos são necessários, já que a manteiga ghee apresenta um alto teor calórico. É claro que resultados como esse devem ser acompanhados de uma dieta nutricional equilibrada com o consumo adequado de macronutrientes para evitar o efeito contrário.
Fonte: Mundo Boa Forma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *