6 alimentos que controlam a pressão alta muito indicados para hipertensos

A hipertensão é uma doença cardiovascular que se caracteriza por um elevado nível da pressão sanguínea nas artérias. Por se tratar de um problema crônico que pode causar inúmeras complicações, é preciso fazer um tratamento específico com um médico cardiologista – no entanto, o que muita gente não sabe é que a alimentação também pode ser uma aliada!
Existem vários alimentos – como suco de beterraba e clara de ovo, por exemplo – que contam com substâncias que ajudam a amenizar o problema por relaxarem os vasos sanguíneos ou conseguirem bloquear o que causa a pressão alta. Confira nossa lista com 6 deles para incluir já na sua dieta!

1. Suco de beterraba

Muito conhecido por sua ação detox – para eliminar toxinas do organismo e ajudar a emagrecer -, o suco de beterraba também funciona como um remédio natural para reduzir a pressão arterial. De acordo com um estudo feito no Instituto de Diabetes e Coração Baker na Austrália, ele ainda faz efeito bem rápido, pouco tempo depois de seu consumo. Essa vantagem tem a ver com a presença do nitrato na composição da beterraba, que relaxa e dilata os vasos sanguíneos.

2. Aveia

Fonte de fibras, uma das maiores vantagens da aveia é aumentar a sensação de saciedade no organismo – o que ajuda a controlar o apetite por impedir as beliscadas entre uma refeição e outra e o exagero na quantidade de alimentos.
Por isso, ela acaba sendo uma aliada para hipertensos por, consequentemente, também contribuir para o controle da glicose sanguínea. Além disso, também ajuda a diminuir a retenção de líquidos e a melhorar a dilatação e circulação dos vasos sanguíneos por ter magnésio em sua composição.

3. Alho

Assim como a aveia, o alho também conta com todas as vantagens que vêm junto com o magnésio: desincha o corpo e contribui para uma melhor circulação do sangue – mas não para por aí. Ele também é muito indicado para hipertensos por ser fonte de vitamina C, substância antioxidante que previne o corpo contra doenças cardíacas por impedir a ação dos radicais livres.

4. Leite e derivados

Leites e seus derivados – como queijos e iogurtes, por exemplo – são muito recomendados para o tratamento de hipertensos devido à alta concentração de cálcio. O motivo? É que essa substância consegue diminuir a pressão sanguínea e eliminar o sódio do organismo por funcionar como um hipotensor, que reduz a tensão arterial. O sódio aparece como um vilão para quem tem esse tipo de problema por atrair as moléculas de água e, assim, aumentar o volume do sangue dentro das veias e artérias.

5. Chocolate

Considerado o vilão da dieta de muitos, o chocolate também faz parte da lista de alimentos que trazem benefícios para quem é hipertenso – mas, para isso, ele precisa ter uma maior concentração de cacau. Isso porque é esse componente que conta com flavonoides em sua composição, que por sua vez são capazes de favorecer o relaxamento dos vasos sanguíneos por contribuírem para a formação do ácido nítrico.

6. Clara de ovo

Um estudo feito na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara de ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão. Isso porque ela tem uma substância – um peptídeo chamado RVSL – que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial.

Fonte: Conquiste Sua Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *