7 dicas de como organizar os mantimentos nos armários da cozinha ou despensa

Despensas e armários quando estão organizados facilitam a nossa vida. Sem armários em ordem, nossa rotina pode virar um caos na hora de cozinhar e encontrar os alimentos que precisamos com rapidez no dia a dia.
Mas normalmente, eles sempre estão desorganizados, com uma infinidade de mantimentos em latas, potes, pacotes, caixas, garrafas e saquinhos de todos os tipos e tamanhos. É muito fácil desorganizar tudo quando vamos pegar pelo menos um desses itens. Além disso, alguns alimentos vencem sem nem sabermos que estavam lá.

1. Separe utensílios e mantimentos.

Acomodando nas prateleiras mais baixas os acessórios pouco usados e nas de cima os mantimentos, caso você não tenha uma despensa própria para isso. Em uma cestinha você pode colocar produtos de limpeza para reposição na parte de baixo, separado do restante dos mantimentos. É importante os produtos de limpeza ficarem o mais distante possível dos alimentos.

2. Utilizar potes transparentes.

Ao armazenar alimentos que já foram abertos, isso traz facilidade para identificar o que tem dentro dos potes. Os vidros herméticos são melhores ainda, pois não pegam cheiro e possuem um sistema de travamento na tampa que conservam melhor os alimentos.

3. Nos potes utilize etiquetas para identificação.

Já existem no mercado linhas com etiquetas divertidas para utilizarmos na organização que são a prova d’água e facilita na hora da lavagem. Isso facilita que tudo volte para o seu lugar novamente.

4. Preze pela visibilidade.

Coloque itens maiores atrás e os menores na frente para ajudar a visualizar tudo que você tem guardado. Caso falte espaço, utilize organizadores que elevam os pacotes do fundo. Os nichos que ficam mais em cima são ideais para estocar alimentos que não precisam ser acessados a toda hora. Além disso podemos deixar as embalagens viradas para frente, mostrando a data de validade para não perder o prazo e ter que jogar o produto fora.

5. Se necessário utilizar cestas e bandejas.

Podemos organizar os temperos todos juntos, como vinagres e azeites. Em outras podemos armazenar pacotes, alimentos enlatados, massas, entre outros.

6. Separe.

Podemos também, separar as prateleiras por, doce, salgado, líquidos e assim por diante. Os líquidos por serem mais pesados podem ser colocados na parte de baixo para distribuir melhor o peso. Uma sugestão é separar pelos seguintes itens:
• Potes com mantimentos (café, arroz, feijão, açúcar, farinha…);
• Enlatados (milho, atum, molho de tomate, ervilha…);
• Massas (macarrão, lasanha…);
• Temperos e ervas (pimenta, calorífero, orégano, alecrim em saquinhos, erva doce…)
• Azeite, óleo e vinagre;
• Doces (balas, pirulitos, chocolate, bolacha…)
• Pães e afins para café da manhã (pão, leite, chá, adoçante, cereal…)
• Bebidas (sucos, refrigerante, cervejas…)
• Guardanapos e outros (papel toalha, guardanapo de papel, papel alumínio, plástico filme…)

7. Dica importante.

Uma dica super importante é colocar dentro dos potes de alimentos uma folha de louro, pois evita insetos indesejáveis.
Fonte: Comprando meu Apê

One Review

  1. Olá! adorando seus artigos, quanta informação boa aqui.
    Obrigado por compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *