Ingestão de alimentos com cálcio é importante em todas as fases da vida

O cálcio é um dos nutrientes mais importantes para o crescimento e a manutenção das funções básicas do nosso organismo. É responsável pela formação dentária e óssea. Atua também na contração muscular e na coagulação do sangue em conjunto com a vitamina K. Se houver deficiência desse mineral, devido à má alimentação, o organismo terá que mobilizar suas reservas. Um copo de leite pela manhã, peixe na hora do almoço, frutas, como o abacate ou o figo, devem ser incluídos para prevenir as doenças causadas pela ausência do cálcio.

“O cálcio é o principal constituinte dos ossos. É um dos sais minerais mais importantes para a manutenção do nosso organismo. Auxilia na contração muscular, coagulação do sangue, transmissão de impulsos nervosos, secreção de hormônios e na formação dentária e óssea do indivíduo. Os ossos funcionam como um reservatório de cálcio, que sustentam e protegem o corpo. Com isso, a falta de cálcio na dieta, pode fazer com que o organismo retire-o dos ossos, para tentar manter os níveis no sangue em equilíbrio. Por isso, é fundamental ter uma alimentação balanceada e rica em fontes de cálcio”, explica a nutricionista, do Hospital Fêmina (RS), vinculado ao Ministério da Saúde, Emilene Sousa.

Por ser um elemento nutricional fundamental e ajudar a equilibrar o organismo. É preciso ingerir uma dosagem diária de cálcio, que varia de 1.000 a 1.300 mg para indivíduos adultos. “É importante ingerir alimentos ricos em cálcio desde a infância para evitar problemas futuros. Na fase adulta é preciso tomar maior atenção, pois é o período em que se começa a perder a massa óssea. A quantidade ideal para as crianças é de 800 mg por dia”, afirma.

As mulheres na fase da menopausa precisam ingerir uma quantidade maior de cálcio, isso porque, os efeitos de perda da massa óssea é mais célere. O ideal é consumir em média 1.500 mg por dia.

A deficiência de cálcio, em nosso organismo pode causar uma série de problemas para a saúde. “Principalmente as doenças relacionadas aos ossos: osteoporose, o raquitismo ou a osteomalacia. A falta de cálcio também pode desencadear o aumento de peso, câimbras, stress, ansiedade, depressão, hipertensão arterial, constipação intestinal, insônia, diarreia, caries, unhas quebradiças, entre outros”, alerta.

Conheça os alimentos fontes de cálcio –

Conheça os alimentos fontes de cálcio

– As principais fontes de cálcio são os peixes e pescados como camarão, ostras e siri; leite e seus derivados como o queijo e iogurte; fígado, nozes, avelã, gema de ovo; vegetais como couve, agrião, brócolis e alguns tipos de feijão. É encontrado também nas frutas como abacate, figo e limão e nos alimentos à base se soja.

Fonte: Blog da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *