Leite e seus derivados, ovo e carne, seja vermelha ou branca, são alimentos ricos em fósforo
Quando falamos em sais minerais é comum que alguns deles venham logo a mente, como o cálcio e o ferro. Embora não seja esquecido de fato, o fósforo muitas vezes é deixado de lado, mesmo sendo altamente necessário para o corpo funcionar bem. Seus benefícios são muitos, e sua deficiência pode causar sérios problemas de saúde. Mas nada que uma alimentação equilibrada não consiga resolver.
Fósforo e a sua função no organismo
Em primeiro lugar, o fósforo é o segundo mineral com mais abundância em nosso corpo, perdendo apenas para o cálcio. Isso porque ele trabalha diretamente na formação do DNA e RNA, que está presente em todo o nosso organismo. Com isso, ele auxilia no bom funcionamento do metabolismo, seja ele muscular ou do sistema nervoso, nos dando mais energia e sendo um aliado de quem pratica esportes.
Sem falar que ele ajuda a criar diversas proteínas essenciais para o corpo e ainda regula os níveis de pH do sangue, impedindo que ele se torne ácido ou alcalino demais. Também controla os batimentos cardíacos e atua no equilíbrio hormonal. Por fim, ao ser combinado justamente com o cálcio ele ajuda na formação de ossos e dentes.
Deficiência de fósforo: por que tomar cuidado
Como você já deve ter percebido, o fósforo é essencial para o nosso corpo funcionar bem, e por isso sua deficiência é tão prejudicial à saúde. Em primeiro lugar, cabelos e unhas ficam mais fracos e há uma sensação maior de fadiga e cansaço. Problemas ósseos, como a osteoporose, também podem surgir, assim como dores nas articulações. A frequência cardíaca também aumenta, gerando uma arritmia. Ansiedade, irritabilidade, falta de apetite e mesmo redução de libido são fatores que podem ocorrer quando há falta de fósforo no organismo.
Alimentos ricos em fósforo
Agora que você entendeu a importância do fósforo na vida de todos nós, saiba que não é muito difícil consumir a quantidade mínima indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o órgão, adultos precisam ingerir cerca de 700 mg por dia do mineral diariamente. Por sorte, ele é muito encontrado em alimentos que estão muito presentes na nossa dieta diária. Conheça alguns deles:
Ovo: Em geral ele é muito consumido por pessoas que praticam exercícios regularmente, já que sua clara é muito rica em proteína. O que quase ninguém sabe é que a gema possui boas quantidades de fósforo, e especialmente indicada para quem está com deficiência desse mineral.
Oleaginosas: Neste grupo temos castanha, nozes, amendoim e avelãs, e todos esses alimentos possuem um alto teor de fósforo. Então se você tem o hábito de consumir amendoim como petisco, provavelmente já está ingerindo a quantidade necessária desse mineral.
Leguminosas: Aqui temos grãos como feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico, todos com boas quantidades de fósforo. Por isso, é possível intercalar para aproveitar os diferentes benefícios desses alimentos, que também são ricos em ferro de uma forma geral. E se você é fã do famoso arroz com feijão pode ficar tranquilo, pois está consumindo os principais minerais que necessita para viver bem.
Leite e derivados: Se você pensava que o leite era apenas rico em cálcio, saiba que ele também possui fósforo, e é bom lembrar que quando combinados esses minerais deixam ossos e dentes mais fortes. E para quem não gosta de consumir o leite em si, uma boa alternativa é optar pelos seus derivados, como queijo, iogurte, chocolate, doce de leite e sorvete.
Carnes em geral: Embora o fósforo esteja presente nas carnes, em algumas delas ele aparece em maior quantidade. É o caso da sardinha, da linguiça, do peito de peru e do presunto. Aliás, frutos de mar de uma forma geral possuem boas quantidades de fósforo, e são especialmente benéficos por fazerem parte da dieta mediterrânea.
Fonte: Conquiste sua vida