Além de saborosa e refrescante, a salada de frutas é uma opção de refeição rica em vitaminas, proteínas, minerais e fibras
As frutas são presença garantida em uma dieta saudável e balanceada, com a vantagem de diferentes de alguns legumes e vegetais, serem doces, aromáticas, suculentas e muito saborosas.
Seja no verão ou no inverno, as frutas permitem várias combinações e acompanhamentos e são bem-vindas no café da manhã, no almoço, no jantar, como sobremesa e como lanchinho entre as refeições.
Quem resolve trocar um sorvete com calda cremosa por uma deliciosa e colorida salada de frutas não sai ganhando apenas na economia de calorias.
O consumo da salada de frutas pode trazer uma série de outros benefícios para a saúde, como você pode ver a seguir:
1. Proteção contra o envelhecimento precoce
As frutas possuem ação antioxidante, o que ajuda a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso são fontes naturais de vitaminas A, C e E, que também protegem contra o envelhecimento celular.
2. Combate ao estresse e à depressão
Quem sofre de depressão, normalmente pode ter deficiência das vitaminas C e A no organismo, vitaminas que podem ser encontradas na laranja, na manga e na banana, por exemplo, frutas que batidas com água formam um poderoso suco anti-estresse.
3. Ajuda a combater a celulite e retenção de líquidos
A celulite que tanto apavora a maioria das mulheres nada mais é o resultado de uma retenção de água e toxinas nas células. Frutas como a maçã e o abacaxi funcionam na prevenção de tal retenção, pois o abacaxi possui enzimas de ação anti-inflamatória e diurética e a maçã é ótima para eliminar as toxinas do corpo, fazendo uma verdadeira limpeza no organismo.
4. Auxilia no bom funcionamento no do organismo
As frutas possuem vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos indispensáveis para a saúde do corpo e para o bom funcionamento do aparelho digestivo.
5. Opção saudável e com baixas calorias
Para saciar a vontade de comer doces, a salada de frutas é uma opção equilibrada e com baixas calorias. Uma taça de aproximadamente 250 gramas contém em média 131 calorias, mas tudo depende da fruta e principalmente dos acompanhamentos.
As saladas de frutas como opção de sobremesas recebem acompanhamentos diferentes para deixá-las ainda mais saborosas. Entre eles os mais comuns são o leite condensado, o creme de leite e até chantilly. Mas para que você possa aproveitar o sabor das frutas sem se exceder, a dica é escolher acompanhamentos saudáveis como o próprio suco da fruta, o mel, a linhaça, o iogurte, a aveia e a granola, que além de possuírem poucas calorias, dão uma turbinada na sua salada deixando-a ainda mais nutritiva.
6. É uma recomendação da OMS
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de 400 g/dia de frutas e verduras, o que equivale a cinco porções/dia (três de frutas e três de legumes e verduras). Entretanto, segundo o sistema VIGITEL (pesquisa de 2006) o consumo de frutas, verduras e legumes no Brasil está aquém do sugerido como saudável. Em contrapartida, esse consumo, mesmo se tratando de alimentos saudáveis e nutritivos, não pode ser exagerado, principalmente para quem está de dieta. Além disso, existem frutas como a manga e o abacate que, embora saudáveis, são muito calóricas e devem ser ingeridas sem excesso.
Apesar dos inúmeros benefícios do consumo de frutas, outro cuidado que deve-se ter em relação às frutas é a lavagem. Em geral, comemos as frutas cruas e isso requer o dobro de cuidado na hora da lavagem, segundo recomendações do Ministério da Saúde.
Para adaptar o seu cardápio e incluir a quantidade de frutas necessárias para uma dieta saudável, a dica é consultar um nutricionista. E para quem ficou com água na boca só de falar do assunto, abaixo segue uma receita rápida, prática e muito saborosa.
Fonte: Dicas de Mulher