Por que as crianças têm que tomar leite integral e não desnatado

O sobrepeso na infância é um problema que cresce dia a dia. A OMS e as autoridades de saúde alertam sobre isso, e faz com que muitos pais optem em alimentar seus filhos com produtos com teores baixos de gordura como o leite desnatado.
No entanto, a não ser que a criança sofra de um transtorno de obesidade e o endocrinologista elabore uma dieta baixa em gorduras, que inclua o leite desnatado, as crianças devem tomar leite integral. Você quer saber o porquê?

Leite integral ou leite desnatado para as crianças?

Que diferenças existem entre os diferentes tipos de leite? Principalmente a gordura: o leite integral tem um conteúdo de gordura de 4%, o semidesnatado de 1,8% e o desnatado de 0,3% aproximadamente. Muitos pais pensam erroneamente que trocar o tipo de leite beneficiará a saúde dos seus filhos, uma vez que não necessitam de tanta gordura, no entanto, não sabem que junto com a gordura estão eliminando outros compostos altamente benéficos para a saúde: as vitaminas.
E não é apenas isso. Um estudo realizado pelo Dr. Johathon Maguire em Toronto (Canadá), publicado no American Journal of Clinical Nutrition expôs certos achados relacionados com o tipo de leite que as crianças bebem. Para o estudo se analisou os hábitos alimentares relacionados com o leite de 2.475 crianças saudáveis entre os 12 meses e os 6 anos de idade. Foi evidenciado que o consumo de leite integral entre crianças saudáveis se associava com maiores reservas de Vitamina D e um menor Índice de Massa Corporal (IMC), ou seja, distante do que pensam muitos pais, as crianças eram mais propensas a ter baixa gordura corporal.

Foi demonstrado que 1 copo de leite integral tem o mesmo efeito nos níveis de Vitamina D das crianças do que 3 copos de leite desnatado. Portanto, o integral tem mais benefícios gerais para a saúde. A diferença entre o leite integral e o desnatado não é apenas gordura, mas também as Vitaminas A, D e E presentes na primeira. Maior consumo de leite integral, maior ingestão de vitaminas.

Portanto, o leite mais recomendável durante a etapa infantil é o integral para aquelas crianças que não tenham que modificar sua dieta por motivos de sobrepeso. A partir da adolescência, a criança já pode começar a tomar leite desnatado ou semidesnatado.
Fonte: GuiaInfantil.com

Cadastre-se e receba conteúdos em seu e-mail

Compartilhe esse poste